domingo, 20 de junho de 2010

Saiba como criar tirinhas... e HQs!



Quem descobre o ditado? Clique!


Olá,

Sabia que você poderá criar histórias em quadrinhos, tirinhas... sem dificuldade nenhuma?



" ToonDoo é uma ferramenta perfeita para crianças, jovens e adultos, pois propicia um jeito muito fácil e divertido de criar cartoons totalmente personalizados, sem a necessidade de quaisquer habilidades em desenho.

Ele traz um ambiente completo para você soltar a imaginação e criar os mais variados tipos de tirinhas, onde é você quem define cada detalhe das cenas, sendo que os elementos já estão prontos para serem aplicados ao seu painel.

Você vai poder mudar os cenários e os personagens com liberdade total, como se estivesse criando um painel de colagens. Assim, não é necessário mais do que alguns minutos para formar historinhas de humor, suspense, romance, drama ou com mais quantos conteúdos que você imaginar.

Ao fim de cada criação, você ainda pode salvá-las na sua conta do serviço ToonDoo, para acessar sempre que quiser e também com a possibilidade de divulgá-las no site para que os outros usuários conheçam os seus potenciais "artísticos".

Como usar?

Clique aqui, veja os créditos e saiba mais sobre essa ferramenta Web 2.0

Veja tutorial de ajuda clicando aqui!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Skype, mais uma forma de se comunicar na Web!




O Skype é um recurso bem interessante e pode ser utilizado tanto para fins pedagógicos como para relacionamentos pessoais. É uma nova maneira de se comunicar pela internet, com ele poderemos, além de enviar mensagens escritas, ouvir/ver nossos alunos, nossos colegas, a mamãe, o papai; enfim, ouvir as pessoas de nosso convívio! Ah! Com ele poderemos fazer videoconferências e audioconferências incríveis!

Foi desenvolvido há um tempo e hoje já se encontra na versão 4.2 com qualidade de áudio e vídeo bastante proveitosos.

Excelente ferramenta para atividades em equipe!

Veja:


Conversas agrupadas

“Se você também não se agrada com diversas janelas piscando e brigando pela sua atenção no monitor, o Skype pôs um fim nisso. O comunicador divide os “Contatos” e as “Conversas” em abas distintas”.

Desse modo, o usuário recebe uma única notificação de mensagem, muito mais claro e agradável para quem usa. Ao receber novas conversas no Skype, aparece um número que indica a quantidade de mensagens não lidas.

Saiba mais sobre essa ferramenta acessando o link!

Um pouquinho sobre o Moodle


Muitas são as ferramentas disponibilizadas via internet que possibilitam avanços pedagógicos; mas aqui apresentarei apenas duas delas, que particularmente me encantam: a Plataforma Moodle e o Skype.

Plataforma Moodle:

Trata-se de um software livre com recursos inerentes a uma aprendizagem colaborativa. O ambiente pode ser criado para suporte às aulas presenciais, bem como para estudos exclusivamente à distância.

Normalmente o usuário necessita de um código de acesso para poder navegar no espaço de aprendizagem; essa é uma grande vantagem que percebo, já que isso favorece a formação de equipes com interesses comuns previamente formadas e/ou a critério do administrador (criador) do curso. Um bom exemplo é o Curso em questão: formou-se uma equipe interessada em blogs como ferramenta pedagógica! Isso significa que apenas alguns internautas podem expor suas opiniões acerca de determinado tema/assunto.

A plataforma Moodle nos oferece recursos como: chat (comunicação síncrona); wiki (elaboração de textos coletivos); envio de mensagens; pesquisas (levantamento de dados); questionários, glossários... E, dentre essas e outras possibilidades, elejo o fórum (comunicação assíncrona) como recurso principal à ampliação de saberes.

Podemos dizer que ele (o fórum) é a espinha dorsal do Moodle, já que é nele que as interações ocorrem, e sabemos que não há aprendizagem sem comunicação e interação, não é verdade?

Para quem quiser saber mais sobre essa ferramenta web 2.0, aqui vai uma dica:
acesse o link!