sexta-feira, 4 de junho de 2010

Um pouquinho sobre o Moodle


Muitas são as ferramentas disponibilizadas via internet que possibilitam avanços pedagógicos; mas aqui apresentarei apenas duas delas, que particularmente me encantam: a Plataforma Moodle e o Skype.

Plataforma Moodle:

Trata-se de um software livre com recursos inerentes a uma aprendizagem colaborativa. O ambiente pode ser criado para suporte às aulas presenciais, bem como para estudos exclusivamente à distância.

Normalmente o usuário necessita de um código de acesso para poder navegar no espaço de aprendizagem; essa é uma grande vantagem que percebo, já que isso favorece a formação de equipes com interesses comuns previamente formadas e/ou a critério do administrador (criador) do curso. Um bom exemplo é o Curso em questão: formou-se uma equipe interessada em blogs como ferramenta pedagógica! Isso significa que apenas alguns internautas podem expor suas opiniões acerca de determinado tema/assunto.

A plataforma Moodle nos oferece recursos como: chat (comunicação síncrona); wiki (elaboração de textos coletivos); envio de mensagens; pesquisas (levantamento de dados); questionários, glossários... E, dentre essas e outras possibilidades, elejo o fórum (comunicação assíncrona) como recurso principal à ampliação de saberes.

Podemos dizer que ele (o fórum) é a espinha dorsal do Moodle, já que é nele que as interações ocorrem, e sabemos que não há aprendizagem sem comunicação e interação, não é verdade?

Para quem quiser saber mais sobre essa ferramenta web 2.0, aqui vai uma dica:
acesse o link!


Nenhum comentário:

Postar um comentário